quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Era Mesozóica

Na tabela cronostratigráfica a Era Mesozóica pertence ao Éon Fanerozóico e encontra-se entre os 251 e os 65 Milhões de anos. Divide-se em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretácico, do mais antigo para o mais recente.

fig. 4.1 - Mesozóico na Tabela cronostratigráfica

O nome Mesozóico é de origem grega (meso = meio e zóico = vida). Esta Era é caracterizada pelo aparecimento dinossauros, amonites e angiospérmicas, mamíferos, répteis e aves sendo que alguns destes sofreram extinção em massa. No início desta Era a Terra encontrava-se unida num super continente chamado Pangea mas ao longo do tempo foi-se dividindo formando a Laurásia para Norte e o Gondwana para Sul. Formou-se o oceano Atlântico através do processo de rifting e inicia-se o ciclo orogénico Alpino. O clima era quente e seco mas no Jurássico tornou-se húmido. As águas eram mais quentes que nas Eras anteriores.

fig. 4.2 - Os principais eventos ocorridos no Fanerozóico.


Período Jurássico


O nome Jurássico é devido às montanhas Jura, nos Alpes, porque contêm uma grande quantidade de rochas deste intervalo de tempo. O Período Jurássico está compreendido entre os 199 e os 155 Milhões de anos. Está divido em três Épocas: Jurássico Inferior (ou Lias), Jurássico Médio (ou Dogger) e Jurássico Superior (ou Malm). Este período divide-se nos seguintes Andares: Hetangiano, Sinemuriano, Pliensbaquiano e Toarciano (Mesozóico Inferior), Aaleniano, Bajociano, Batoniano e Caloviano (Mesozoico Médio), Oxfordiano, Kimeridgiano e Titoniano (Mesozóico Superior).


Paleogeografia
Inicio da separação do super continente Pangeia em dois blocos, Laurássia para o Norte e a Gondwana para o Sul. Este processo durou, aproximadamente, 100 Milhões de anos. Os dois blocos foram-se dividindo em secções mais pequenas. O processo de rifting teve como consequência a separação da América do Sul com a África  formando entre eles o oceano Atlântico. Houve uma subida do nível do mar, inundando terras baixas o que proporcionou um clima mais húmido.

fig. 4.3 - Distribuição dos continentes no Período Jurássico

Clima
Durante este período o clima era tropical, o que proporcionou um aumento da flora. Como consequência o oxigénio na atmosfera tornou-se abundante levando ao aumento da fauna.


Fauna e flora
A fauna do Jurássico ficou marcada pela dominância dos répteis em todos os ambientes: dinossauros na terra, pterossauros no ar e plesiossauros no mar. O período é marcado também pelo aparecimento das primeiras aves (Archaeopteryx) e dos primeiros mamíferos e dos insectos, amonites, crustáceos, peixes modernos e anfíbios.

fig. 4.4 - Archaeopteryx

fig. 4.5 - Amonites

Relativamente à flora havia uma enorme diversidade. Surgiram as primeiras plantas com flor (angiospérmicas). As plantas dominantes eram as Ginkgo biloba, os pinheiros e coníferas como sequóias. No mar apareceram as algas e formaram-se os primeiros corais.

fig. 4.6 - Sequóias

Referências bibliográficas:

Imagens: 

Sem comentários:

Enviar um comentário